O que é a Candidíase Vaginal?
É uma infecção genital causada por um fungo chamado cândida albicans. Esse microorganismo geralmente se aloja na pele, na boca, no estômago, no intestino e no órgão genital feminino. Os sintomas aparecem quando ocorrem alterações de imunidade.
Candida Albicans
É uma das causas mais comuns de infecção do trato genital feminino. O fungo causador da doença pertence à flora normal do órgão genital feminino, mas certas situações fazem com que ele aumente muito em quantidade, tornando-se patogênico, ou seja, causando a candidíase. O que contribui para a infecção?
Baixa imunidade - IH... CERTAMENTE O MEU CASO!
Submetida a stress - BATATA! TODAS AS MINHAS CRISES DE CANDIDIASE FORAM DEBAIXO DE TERRÍVEL STRESS. O CORPO GRITA NA HORA!
Anticoncepcionais - o estrogênio também fica abundante no fluxo vaginal. IMPOSSÍVEL! NÃO FAÇO USO DESDE JANEIRO DE 2009Menopausa - a diminuição dos hormônios femininos faz com que a mucosa vaginal fique menos resistente. ACHO QUE AINDA NÃO, NÉ???
Corticoídes - provoca alteração no sistema imunológico. XIII...ACABEI DE USAR! POR CAUSA DA TAL INFECÇÃO "BRABA" QUE TIVE NA GARGANTA.
Antibióticos - podem gerar um desequilíbrio entre a flora bacteriana do órgão genital feminino e a micótica. - IDEM. USEI MUITO RECENTEMENTE.
Roupa íntima de material sintético - produzem uma situação de calor e umidade sobre a pele, acúmulo de suor, favorecendo o crescimento da cândida. HMMM... ADORO UMA LINGERIE!
Relações sexuais - a mulher pode adquirir candidíase vaginal através da auto-infestação e contaminar o seu parceiro sexual, que passa a ser uma fonte de contágio. QUEM PASSA PRÁ QUEM???
Meias de nylon e calças apertadas. TÔ PERDIDA COM O USO DE CINTAS E MACAQUINHOS...
Prosmicuidade sexual. SEM CHANCE!!! rsrs..
Prática de esportes coletivos. QUEM DERA FOSSE A CAUSA... ESPORTE NENHUM!
Gravidez - o meio vaginal fica favorável ao desenvolvimento da cândida devido ao aumento dos níveis de estrogênio. AQUI O BICHO PEGOU!!!
Explicação Pessoal
Para me livrar do incômodo desse fungozinho atrevido que aparece sempre que estou com baixa imunidade e submetida a situações de grande estresse, fui na Farmácia ontem à noite e comprei, orientada pelo farmacêutico, um remediozinho danado de caro! Um comprimido para tomar a noite e outro na manhã seguinte (para mim e para o André) e mais uma pomada para eu injetar durante 7 dias.
No meio da noite acordei sentindo dores locais em virtude da propria "infecção". Resolvi levantar e ler as bulas. Tomei ciência de que ambos os remédios são totalmente contra-indicados para grávidas, sobretudo nos três primeiros meses. Na pomada tem um alerta, inclusive, de que a mesma atravessa a barreira placentária. BEM... SEI QUE NÃO ESTOU GRÁVIDA, mas também não faço uso de métodos contraceptivos desde que "decidimos engravidar" do Teófilo. E me ocorreu um pensamento: VAI QUE... E o pior é que já tinha injetado um tubo de pomada e tomado a primeira dose do comprimido. Mas o pensamento continuou atravessando minha cabeça... VAI QUE... E nessa de VAI QUE, fui até o clarear do dia sem pregar o olho! Visitei sites a respeito do assunto. Me lembrei dos 5 exames de gravidez que fiz durante os dez meses de vida do Téo (mês sim, mês não), sempre com resultado negativo e pensei: não é possível que seria dessa vez, MAS VAI QUE... Bem, mal o dia amanheceu e, da escolinha do Téo já fui diretamente para o Laboratório. Melhor me livrar, de uma vez por todas do medo do VAI QUE e da insegurança de ter afetado um possível feto que provavelmente nem existe!!!
Bem, exame feito, agora é aguardar o resultado. Pelo menos, completei o ciclo de exames regulares de gravidez, afinal, há uma semana de Tetéo completar 12 meses, já era mesmo hora de fazer o 6º exame! rsrs...
Vou me aprontar para ir para o trabalho e, após as audiências, com o resultado em mãos, volto para postar o desfecho. Afinal, VAI QUE...
A Hora da Verdade
Depois dou detalhes, porque são exatamente 18:01 e está na hora de pegar Tetéo na escolinha. Só passei aqui em casa correndo para postar o desfecho da história, pois depois que Téo chega não consigo postar mais nada! rsrs...
EIS O RESULTADO DO EXAME:
G R A V I D Í S S I M A !!!
Será que está vindo a Estelinha???
Só achei engraçado o "Esportes Coletivos" rsrsrs
ResponderExcluirPARABÉNS SU!!! A minha mãe acertou na hora quando falei: "advinha quem está grávida?"
Dona Bete é bem engraçadinha né Amooooooogliaaaa!
ResponderExcluirGravidíssima de Estelinha e Heleninha! rsrsrsrs
Su, desculpa invadir seu blog, mas tenho que fazer algumas consideraçoes, espero que te ajude.
ResponderExcluirTenho uma colega que teve um problema igual ao seu e tbm engravidou e passou maus bocados. Primeiro: vc nunca deve tomar remedio nenhum sem consultar um medico primeiro, principalmente se estiver amamentando. Segundo: vc deve procurar uma nutricionista e se orientar quanto a alimentaçao para nao desenvolver diabet gestacional já que esta um pouco acima do peso. Terceiro: não deixe de fazer sua caminhada e faça bastante exercicios respiratorios, vai ajudar bastante na sua gestaçao. No mais Deus lhe abençoe! Bjs Mada
Ei Dani! É, a expressão é engraçado mesmo. A que esportes, efetivamente, estariam se referindo? rs... Obrigada pelos parabéns e diga a D. Beth que "esse espírito de vidência" não é de Deus. Brincadeira! rs... Acho que nossa carinha de porquinhos da índia é inconfundível. rs... Bjão!!!
ResponderExcluirAmor, para com esse negócio de Estelinha e Heleninha! Vai que há poder nas suas palavras!!! rs...
Oi Mada! Não se sinta invasora, sobretudo para fazer colocações tão procedentes! O sabão de não tomar remédio sem consulta médica, já levei da minha mãe tbm! Esse alerta da diabete gestacional é interessante. Ainda mais agora que terei que mudar os planos da dieta de emagrecimento para o da dieta de menor engordamento! rs... Quanto a caminhada, vou ver se a gente mantém os planos já feitos; afinal, tenho aproveitar agora, pois se eu tiver as complicaçõezinhas que tive na gestação do Téo, do 6º mês prá frente foi repouso absoluto. OBRIGADA PELAS VÁLIDAS INTERVENÇÕES. Bjs.