Não amanheci tão bem como tem sido nos últimos dias, quando vinha me encontrando alegre, prá cima e otimista, a despeito de tudo.
Abri os olhos e descobri que estava "de saco cheio".
Abri os olhos e descobri que estava "de saco cheio".
Saco cheio daqui. Desse quarto. Desse hospital. Desse banheiro. Dessas refeições. Desses exames. Dessas agulhadas. Desses hematomas. Da distância da minha casa. Do recesso forçado. Da ausência do meu Teófilo. Da perda da minha rotina. De não dormir com o pé entrelaçado no do André. Dos telefonemas. Das visitas. Das explicações. Do parecer dos médicos e da mesmice: repetir Beta HCG, repetir ultrassom, aguardar anátamo patológico, não ter diagnóstico preciso e não ter previsão de alta!!!
Respirei fundo.
Ainda deitada, com esses pensamentos rondando meu cérebro, fechei os olhos.
Logo me lembrei que hoje é aniversário do meu irmão Daniel e da tia Marlene e agradeci a Deus pela vida de ambos. Queridos os dois!
André me viu acordada e veio beijar meu pescoço suado pela transpiração noturna. Percebeu, de cara, meu "prá baixo" quando esbocei um sorriso forçado e pedi licença para tomar um banho. Tinha shampoo e condicionador, trazidos pela Kelly loira na visita de ontem. Gastei tempo "shampoozando" meus cabelos - que há uma semana vem sendo lavados com sabonete de banho da natura. (será a razão pela excessiva queda nesta semana? Varrem horrores de cabelos meus todos os dias!). Banhei-me, escovei os dentes, besuntei meu corpo com creme de macadâmia, me penteei e vim tomar café com meu marido. Ele segurou minha mão e orou.
Não adiantava tentar negar. Meu silêncio entregava meu estado de espírito.
Minha mãe telefonou e conversamos longamente.
André se despediu, saiu para trabalhar e me ligou em seguida: tinha perdido a canetinha do GPS. Não a encontrei por aqui.
Desiré ligou. Papeou. Falamos da espera, dos exames, do diagnóstico indefinido, do parecer médico, do fórum, das audiências, da minha reação "down" de hoje. Me jogou prá cima! Me exortou a uma atitude de alegria. Me incentivou ao JOGO DO CONTENTE.
Jogo do Contente? Desliguei e fui pesquisar o assunto. Do romance "Pollyana" diretamente para o mundo: o Jogo do Contente! - A obra relata que ao esperar por uma linda boneca no natal e ganhar um par de muletas como presente, Pollyana aprende com seu pai o Jogo do Contente - quando se busca o lado contente de qualquer situação. Por exemplo: ficar contente por não precisar das muletas. E isso é aplicado em todo o livro, quando a menina, nas situações mais adversas, brinca de descobrir sempre o lado contente.
O apóstolo Paulo também brincou muito do Jogo do Contente, pois ele escreveu, quando de sua prisão em Filipos, "aprendi a viver contente em toda e qualquer situação" (Fp.4:7).
Me lembrei do filme italiano "A Vida é Bela", em que levado para um campo de concentração nazista, um pai faz seu filho acreditar que estão participando de uma grande brincadeira.
Também me veio à memória a cena de um pai, abandonado pela esposa, desempregado e despejado com seu filho de apenas 5 anos de idade, que faz com que a noite refugiados em um banheiro público pareça um momento de diversão aos olhos da criança, no filme "À Procura de Felicidade".
Me lembrei de mim mesma, (porque não?) quando resolvi tentar brincar no meio dessa internação, longe do meu "firoquinho", do meu trabalho, da minha casa e da minha vida: Fiz graça na maca do meu primeiro passeio de ambulância. Me diverti com o controle remoto da cama hospitalar, levantando e baixando cabeceira, suspendendo e baixando pernas, virando-a na diagonal para cima e para baixo, elevando e baixando-a. Depois, foi com a cadeira de rodas. Decidi que aprenderia a pilotá-la no corredor do ultrassom. Avancei, dei ré, virei para a esquerda, para a direita, fiz até baliza! No quarto, me diverti batendo papo com enfermeiros, mostrando fotos do Téo para a equipe do 5º andar, mexendo nos recursos da ducha do chuveiro, aumentando e diminuindo a temperatura do ar, assistindo programas antigos da globo no canal VIVA da TV a cabo. Apelidei o soro de Joãozinho, já que nos primeiros dias tive que permanecer com ele todo o tempo, e contei pra todo mundo que ele tava comigo no banho, na cama, dormindo ou acordada, na hora das necessidades fisiológicas, nos exames... que já tínhamos um vínculo afetivo e o André ia acabar com ciúmes do Joãozinho. Comecei a contar cada furinho espetado por agulha. Fiz piada quando me ofereceram água, de que não correria o risco: estava tão furadinha que se bebesse água eu ia vazar "quiném" peneirinha... enfim,
...HOJE NÃO CONSEGUI MANTER A PETECA NO AR!
...HOJE NÃO CONSEGUI MANTER A PETECA NO AR!
Mas os dias aqui vividos me comprovam que posso fazê-lo. Desfrutar desse tempo tirando o que tem de melhor!
Desiré tem razão: não posso perder a esportiva, mas hoje não consegui, ainda, brincar do JOGO DO CONTENTE. Mas tenho tempo pela frente. O dia está apenas começando!
Taninha, minha prima, ao telefone. Outro doce de pessoa. Mal de família! rsrs... Deu uma abençoada palavra de estímulo. Está em casa, operada. Olha que saio daqui e ainda a visito lá!
Kelly loira ligando. Adorou a peça que foi assistir ontem com os ingressos que eu e André compramos antecipadamente para a Campanha de Popularização do Teatro: "Comi uma galinha e tô pagando o pato" com o excepcional Carlos Nunes, de "Como sobreviver em festas com buffet escasso". Pena que não pudemos ir. André e eu planejamos com antecedência e eu queria muito. Mas fica prá próxima!!!
Kelly me mandou um arquivo no email. Disse que é uma surpresa e quer que o olhe, mas não consigo abrí-lo!
Desiré tem razão: não posso perder a esportiva, mas hoje não consegui, ainda, brincar do JOGO DO CONTENTE. Mas tenho tempo pela frente. O dia está apenas começando!
Taninha, minha prima, ao telefone. Outro doce de pessoa. Mal de família! rsrs... Deu uma abençoada palavra de estímulo. Está em casa, operada. Olha que saio daqui e ainda a visito lá!
Kelly loira ligando. Adorou a peça que foi assistir ontem com os ingressos que eu e André compramos antecipadamente para a Campanha de Popularização do Teatro: "Comi uma galinha e tô pagando o pato" com o excepcional Carlos Nunes, de "Como sobreviver em festas com buffet escasso". Pena que não pudemos ir. André e eu planejamos com antecedência e eu queria muito. Mas fica prá próxima!!!
Kelly me mandou um arquivo no email. Disse que é uma surpresa e quer que o olhe, mas não consigo abrí-lo!
Mimi no telefone. Tetéo acordou as duas da manhã. Chorou. Mamou e dormiu até as sete com a Isabella Alvim, que passou a noite na casa da Mi para dar uma força nos cuidados com meu rapazinho, que segundo ela, virou o maior beijoqueiro. Dá dando beijos de estalar e beija todos quantos querem seu beijinho. (Eu quero. E o meu?) Pela manhã, encheu as calças a ponto de vazar. Cocô mais molinho do que o normal. Será o emocional??? Mas disse que amanheceu bem alegrinho. Já disse e repito: meu baixinho é guerreiro!!!
COMO EU HAVIA PROMETIDO, A PARTIR DE HOJE, MINHA SEGUNDA QUINTA-FEIRA NO HOSPITAL, INAUGURANDO UMA NOVA SEMANA DESDE ENTÃO, PASSAREI A POSTAR OS ACONTECIMENTOS DIARIAMENTE E EM TEMPO REAL. ATUALIZANDO DURANTE O DIA. MAS NÃO DESISTI DE COMPLEMENTAR O POST ANTERIOR. VOU FAZENDO-O SIMULTANEAMENTE. QUEM QUISER SABER DE TUDO O QUE OCORREU NOS ULTIMOS DOIS DIAS, VOLTE À POSTAGEM "DIÁRIO DE UMA INTERNAÇÃO" E ACOMPANHE A ATUALIZAÇÃO NO FINAL DO TEXTO, ATÉ QUE EU FINALMENTE CONSIGA REGISTRAR O FINAL DA QUARTA-FEIRA, 26/01.
Beijos e até daqui há pouco!!!
Recebi ligação da Tati, lá de São Paulo, toda preocupada. Percebeu que minha voz não estava tão alegre quanto na última vez que ligou e ficou tentando me pôr prá cima. Um amor!
Estou com lágrimas nos olhos. O vídeo da Kelly finalmente abriu. A surpresa era um recado do próprio Carlos Nunes:
Muito Legal, né? Obrigada, viu Kelly!!!
Mi está me enviando fotos do dia que Tetéo veio me visitar. Que delícia! Quando concluir as coloco aqui. Acho que meu coração hoje está mais apertado de saudade, igual aconteceu no domingo passado. Talvez por isso eu esteja assim... Passei aqui a 5ª, a 6ª, o sábado e no quarto dia, o domingo, não resisti a falta do Téo. Consegui vê-lo e fiquei feliz de novo! Passou-se a 2ª, 3ª, 4ª... e hoje, 5ª feira, de novo o quarto dia, novamente estou angustiada e desejosa de vê-lo. Mas não sei se será possível!
Minha pressão foi aferida. Dessa vez não deu o 9 por 6 ou 10 por 6 de sempre. Deu 12 por 7. Será que o estado emocional da gente interfere na pressão ou não tem nada a ver?
Meu almoço chegou. São 12h03.
Ôpa... 12h20 e o médico entrando. Que ótimo! O plantonista de hoje é o Dr. Wagner. O mesmo que impediu a cirurgia e evitou um sofrimento desnecessário. Conversamos muito. Me animou bastante. Disse que esse sangramento incessante que estou, porém sem dor, é característica da mola. Disse que repetirá meu Beta HCG e Ultrassom e, ao que tudo indica, me dará alta amanhã. Uma vez descartado o risco de cirurgia e confirmado o diagnóstico, conforme ele espera que ocorra, irei para casa para dar início ao tratamento. Fiquei empolgada. Até me abriu o apetite. Vou almoçar!!!
13h20 - Meu Amor acabou de ligar. Contei as novas. Antes disso, a enfermeira veio colher meu BetaHCG e Sangue para controle da taxa de hemoglobina. Argh!!!
Explico: na escala de hoje eu seria assistida pela dócil Adriana e pelo Fernando - o piloto da minha cadeira. Ocorre que Fernando teve que substituir enfermeiro de outro andar, e não trabalhará aqui no 5º hoje. Redividiram os apartamentos e não caí com a Adriana, mas com a outra. A carinha de boazinha dela, não me enganava... Primeiro, vem colher meu exame no meio do meu almoço e quer que eu pare de comer para ela tirar dois tubos de sangue. Outro jamais faria isso. Mas pedi que esperasse só um pouquinho. Ela sai e volta em seguida, quando corri para o banheiro porque o sangramento vazou e sujou todo o lençol e a camisola. Pergunto se pode me dar outra camisola e mostro o porque. Ela pede para colher o exame primeiro, porque está quase na hora de ir almoçar. Outro, jamais faria isso! Vê meu lençol sujo e, ao invés de trocá-lo, joga outro dobrado por cima da mancha para eu me deitar e diz que "pode deixar assim mesmo". Tenta pegar a veia no braço esquerdo, me mata de dor ao me espetar e não dá certo (não tinha acontecido com ninguém nestes dias e nas minhas mil furadas). Vai para o braço direito e põe a agulha de um jeito que machuca pra caramba! Se comentei que o enfermeiro Gilson tinha a mão meio pesadinha, era por que não tinha passado por ela! E no final ela ainda diz que o sangue tá descendo muito devagar. Que vai demorar a encher os tubinhos. Que vai trocar de novo de veia. Ah não!!! Pedi que tivesse um pouco paciência. E, de fato, o sangue desceu rápido em seguida. Lençol e roupa suja de sangue, eu deixo prá lá. Resolvo sozinha depois. Mas ficar toda machucada... de fato ela se foi e meu braço ficou dolorido como nunca antes...
As fotos que a Mi me mandou da visita do Téo ao hospital foram concluídas!
Que saudade! Nem acredito que, possivelmente, amanhã eu já esteja em casa com ele!!!
13h40 - Karine, minha prima, acaba de ligar para ter notícias.
15h12 - Tomei o meu café. Estou aguardando com ansiedade ser chamada para o ultrassom. Dos resultados desses exames depende a minha alta!
No MSN 15h36...
Helen diz: Jogo do Contente: ficaria contente de saber noticias suas!
suzanafonseca.blogspot.com diz: oi. to aqui... aguardando que me busquem para o ultrassom. vc leu agora? telefone. vou ver quem é.
Helen diz: nao.. claro q nao ......... ja li tem tempo. vixi sumiu de novo
suzanafonseca.blogspot.com diz: oie. Acabo de desligar. Estella, mãe do André. Mas aki... to atualizando notícias toda hora...noticias sempre fresquinhas. rsrsr
Helen diz: tem duas suzanas no msn? a suzana e a su
suzanafonseca.blogspot.com diz: ? telefone tocando de novo
Helen diz: agora coloca lá no blog: 15h48 tentando conversar com a Helen no msn, mas o telefone não deixa kkkkkkkkkkkkkkkkkk
suzanafonseca.blogspot.com diz: É tia valesca - Escolinha do téo!
suzanafonseca.blogspot.com diz: O pessoal da escolinha da dele, a Miudinhos, é nota mil! Me tranquiliza saber que nesse momento em que o mundo saiu de debaixo dos pezinhos do Téo, no que diz respeito a rotina de vida dele, a escolinha permaneceu. E lá ele passa o decorrer de todo o dia. Ela disse que as professoras estão com carinho redobrado com ele. Que bom. Mas... o que a gente tava dizendo mesmo?
Helen diz: quer dizer que hoje pode ser a ultima foto do seu utero que vao tirar ai no hospital?
suzanafonseca.blogspot.com diz: pois é, menina... aflita por essa alta. Um minutinho. Volto daqui a pouquinho.
17h00 - Acabo de retornar do ultrassom. Tava falando com a Mi no telefone quando a Anésia, a enfermeira que está me assistindo hoje, veio me buscar. Não precisava mais de cadeira de rodas, pois o perigo de ruptura da trompa não é mais uma ameaça; também, hoje o Fernando, meu piloto da cadeira de rodas nem estava; além do que, o ultrassom não foi na clínica externa, mas no laboratório daqui de dentro mesmo. Voltei super ansiosa. A enfermeira é quem pega o resultado e leva diretamente para o médico. Desse exame depende minha alta de amanhã. Estou muito muito muito ansiosa para ter o retorno do ultrassom e o resultado do Beta HCG de hoje. Agora... é esperar!!! Estou com leve dor, mas já acabei de receber um analgésico. Daqui a pouco passa.
19h12 - Acabo de falar com o ANdré. Apressei-o para vir logo para cá. Antes, conversei com a mamãe por um bom tempo. Desde que voltei do ultrassom até o primeiro telefonema que recebi a seguir, passou-se mais de uma hora. Período de silêncio raro nestes últimos dias. COnfesso: estou ansiosa pela entrada do médico nesta sala com o resultado dos meus exames em mãos. Pressinto que eles (os exames) apontarão para a minha alta. Sei que o médico da noite é apenas plantonista de urgências e não está apto a autorizar alta de paciente internado. De qualquer forma, já saberei se sairei amanhã cedo ou não. Pena que demoram tanto a passar por aqui...
19h21 - Gente... Meu jantar! Trouxeram as 18 horas, mas me esqueci dele. Acabo de olhar para a mesinha ao lado e descobrir porque sinto uma fominha... Esqueci da comida, pode?
19h30 - Bem no meio do meu jantar, entra a esperada visita do dia: a do doutor. Veio o Dr. Marcelo e me disse que o beta HCG não caiu tanto quanto se esperava, mas que em contrapartida, o ultrassom mostra ovários com aspecto normal. Que na verdade, com esses resultados, não poderá se posicionar quanto a possibilidade de alta ou não, ficando a decisão à critério do médico de amanhã de manhã. Não posso dizer que fiquei na mesma de antes, porque a esperança de alta amanhã não esmoreceu. Continua pulsando com força em meu peito.
20h25 - UFA!!! Depois de eu muito ligar e pressionar para que se apressasse, ANdré finalmente chegou. Que felicidade!!!
21h39 - Esqueci de registrar os ultimos acontecimentos: pouco antes da chegada do André, Tati ligou de São Paulo para dar uma dica que tem a ver com meu estado de saúde; Jeane, filha da D. Onilda, me ligou agora a noite também: terna e preocupada. Juju ligou cedo, quando eu estava no banho. Respondi mais emails. Carlos, enfermeiro, veio controlar pressão (11 por 7) e temperatura (36,2). Lelé acaba de ligar!
Bom dia!
ResponderExcluirHoje decolo para São Paulo para um novo desafio.
Espero que você já esteja em casa quando eu voltar.
Não sei como será meu acesso à internet nesse período, mas estarei orando por você.
bjos
Helen Baesse
Ei Helinha!Já estou preparada para sair. Minha alta já está dada e só estou aguardando a parte burocrática para me trazerem a papelada. Se Deus quiser, em poucas horas, estarei em casa. Vou fazer o posto, pois estou te dando a notícia aqui, de primeirissima mão. Boa viagem. Boa prova! Bjo Gde!!!
ResponderExcluirQue ótima noticia. Nada melhor do que a casa da gente, mas vê se não faz estripulia viu moça. Você ainda precisa de cuidados, pra não precisar voltar para esse hospital...
ResponderExcluirSe cuida e bjos....
Pode deixar. Não quero isso de novo! rsrs
ResponderExcluirGente minha esposa tá chique demais da conta uai, até Carlos Nunes dando depoimento...rsrsrs
ResponderExcluirValeu Kelly Lôra pela serviço de reportagem.
Aki, quem gosta do seriado "24 Horas" fique sabendo que a "A Saga de Suzana no HDMU" não perde em nada. Jack Bauer que se cuide...rsrsrs
Já estava esquecendo:
ResponderExcluirMeu sogro parafraseou alguém com muita propriedade e peço licença para reparafraseá-lo (rsrsrsr) - "Gente boazinha é sinônimo de desgraça nenhuma". Refiro-me a enfermeira supra citada. rsrsrsrs
Oi amor!
ResponderExcluirJack Bauer? rsrs... Nunca assisti o seriado, mas já me informei a respeito! rsrs.... Só vc mesmo.
Bjs. Te amuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!