Páginas

sábado, 5 de abril de 2014

"Saída Estrastégica?" - Já diria Giovanni Improtta...

Surpreendi-me, ao abrir o facebook há poucos minutos e deparar-me com um "Salve Salve José Wilker" no mural da Raquel Paulino. Curiosa, pesquisei e descobri que Wilker faleceu na manhã de hoje. Infarto fulminante.
Fiquei pensando... "coração" é um tema que está diante de mim nessa semana: 
Antes de ontem todo o Palavra da Vida - Seminário em que estudei, pranteava a partida de um pastor querido ao encontro do Senhor: Paulo França. Na casa dos 50, infartou-se na noite. Foi merecidamente homenageado pelos que o cercavam.
Ainda ontem orávamos pela cirurgia do Clebinho. Amigo de infância/adolescência. Mais novo do que eu... Meu afilhado de casamento. Sandrinha grávida do primeiro filho e o "Sorriso" lhe pregando uma peça: infartou em julho. Graças a Deus passa bem! Ontem operou, com sucesso, desentupindo a outra veia...
Esse tem longa vida pela frente!!!
Agora pela manhã...o falecimento desse grande ator, diretor e crítico de cinema...
Recordo bem a primeira lembrança que tenho do José Wilker: "Sô Rudriiiigo!!!" - Como lhe chamava o Mestre Antônio, interpretado por Stênio Garcia, salvo engano, um pescador. Isso foi no ano de 1982 e as novelas eram proibidas em minha casa, assim que eu só assistia (escondido - e amava! rs...) quando na casa de alguma coleguinha, longe dos olhos do papai.
Depois, dentre outros personagens, lembro-me muito de Roque (em Roque Santeiro) e do cômico Giovanni Improta (em Senhora do Destino) - que até filme virou! (não o assisti). 
As frases de Giovanni Improta viraram jargões: "vou me pirulitar"; "a vaca vai voar"; "é a lei de Smurf", "O tempo ruge e a Sapucaí é grande", "felomenal", "geslumbrante"... e por aí vai!
Bem... o fato é que a morte não pede licença. E nessa manhã, levou o "felomenal" José Wilker.
Aos familiares, nossas condolências.
À arte brasileira, nossa lástima: foi uma grande perda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário